O novo secretário americano de Estado, Mike Pompeo, revelou que manteve uma "boa conversa" com Kim Jong-un, durante sua recente visita a Pyongyang, assegurando que o líder norte-coreano está "disposto a apresentar um plano" para eliminar as armas nucleares da península.
Pompeo fez a revelação em entrevista exclusiva à rede ABC News, que divulgou alguns trechos neste sábado (28), antes da emissão completa, no domingo.
Atualmente no Oriente Médio em sua primeira viagem como secretário de Estado, Pompeo declarou à ABC News que Kim se mostrou "muito bem preparado" no encontro que mantiveram, que teve por objetivo acertar a histórica reunião entre o líder norte-coreano e o presidente Donald Trump.
"Mantivemos uma longa conversa sobre questões muito difíceis envolvendo nossos dois países", disse Pompeo, que no momento do encontro ainda era o diretor da CIA.
"Recebi uma missão clara do presidente Trump. Quando parti, Kim Jong a entendeu exatamente como a descrevi hoje", declarou Pompeo.
Em um comício neste sábado na cidade de Washington, Michigan, Trump comemorou os avanços em relação à Coreia do Norte, mas foi cauteloso sobre os resultados do seu futuro encontro com o líder norte-coreano.
"Acredito que teremos uma reunião nas próximas três ou quatro semanas e que será muito importante (...) mas veremos como será".
Trump assinalou que tratará de evitar os erros da administração de seu predecessor, Barack Obama, que firmou um acordo sobre o programa nuclear do Irã muito criticado pelo atual presidente.
"Esperamos ter uma negociação de muito sucesso nas próximas três ou quatro semanas e faremos um grande favor ao mundo".
Na sexta-feira, Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, mantiveram uma cúpula histórica na Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias.
* AFP