O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, assegurou nesta segunda-feira em Tallinn que o compromisso de Washington com a segurança de seus aliados não será afetado pela redução do número de diplomatas americanos na Rússia ordenada por Moscou.
"Esperamos dias melhores, melhores relações com a Rússia, mas a recente ação diplomática de Moscou não vai abalar o compromisso dos Estados Unidos com a sua segurança, a segurança de seus aliados e a segurança das nações que defendem a liberdade em todo o mundo", declarou após uma reunião com os presidentes dos três países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia.
Pence transmitiu a eles "uma mensagem do presidente Trump: estamos com vocês", acrescentou durante uma coletiva de imprensa em Tallinn.
No domingo, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que os Estados Unidos deverão reduzir o seu pessoal diplomático na Rússia em resposta às novas sanções aprovadas por Washington contra Moscou.
A Estônia é a primeira etapa de uma viagem de Pence destinada a tranquilizar os aliados dos Estados Unidos contra a Rússia, que o levará à Geórgia e Montenegro.
Em sua declaração, Pence defendeu uma parceria "mais forte" com os países bálticos e "maiores gastos em defesa".
O vice-presidente acusou a Rússia de "continuar querendo modificar as fronteiras" e destacou o compromisso dos Estados Unidos para "responder a qualquer tentativa de usar a força".
Enquanto isso, os três presidentes bálticos elogiaram a força e a importância da parceria com os Estados Unidos.
* AFP