Os chineses se dirigiram a templos e a feiras em busca de um início auspicioso para o Ano-Novo Lunar. Milhares de pessoas se reuniram nos principais templos de Pequim neste sábado, o primeiro dia do Ano do Galo.
Com roupas pesadas para enfrentar o frio, os chineses acenderam incensos e se curvaram enquanto faziam orações para ter fortuna e saúde. Até 80 mil pessoas eram esperadas no Templo Lama, no centro de Pequim, informou a televisão estatal. A decoração na capital chinesa incluía lanternas vermelhas, enquanto produtos e alimentos tradicionais estavam à venda.
Leia mais
Milhares de chineses lotam estações de trem para celebrar Ano Novo Lunar
Ano do Galo favorecerá governo de Trump, preveem oráculos chineses
Olhar Global: Feliz Ano do Galo
Outras tradições do Ano-Novo Lunar incluem comer bolinhos no norte da China e também os fogos de artifício. O governo chinês pediu que os quadros do Partido Comunista não vendessem fogos, devido às preocupações ambientais, mas algumas pessoas mantinham a tradição, apesar do risco de um eventual incêndio e dos altos níveis de poluição em várias cidades do país.
Chineses pelo mundo também celebravam o feriado, com visitas a templos e outros eventos. Grandes grupos se reuniram na noite de sexta-feira em Hong Kong e na Malásia para o início do feriado. No Rio de Janeiro, houve dança com um dragão e uma performance de tai chi chuan. Em Nova York, houve fogos sobre o rio Hudson.
Nesta época do ano, os chineses gostam de ingerir alimentos considerados "de boa sorte", como bolas de massa e peixe. Como é o Ano do Galo, alguns aproveitavam para comer patas de galinha.
– Todos necessitamos de algo da energia do galo – disse Liza Chu, autora de um guia sobre pratos cantoneses em Hong Kong.
Segundo ela, os nascidos no Ano do Galo são "pessoas muito extrovertidas".
O feriado do Ano-Novo Lunar mantém os mercados financeiros da China fechados até a quinta-feira.
*Estadão Conteúdo