Após os relatos de maus-tratos, que levaram ao afastamento de uma funcionária da Escola de Educação Infantil Anjos e Marmanjos, em Canoas, nesta sexta-feira (6), alguns pais foram até o local para retirar os filhos da instituição de ensino. A conversa com a direção evoluiu para uma discussão e a Brigada Militar foi acionada para mediar o conflito.
Conforme o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas, o tenente-coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho, a BM foi chamada pela diretora da escola por volta de 13h. Como o batalhão fica próximo ao estabelecimento, uma guarnição foi deslocada a pé até o local.
— Os pais chegaram com uma equipe de reportagem. Teve discussão e animosidade. Fomos chamados porque a diretora se sentiu coagida, mas os pais pegaram seus filhos e foram embora — diz o comandante.
O advogado da escola, Robervan Andreolla, explica que cerca de seis pais de alunos teriam comparecido ao local para conversar sobre a situação, mas dois destes teriam se exaltado. Segundo ele, para garantir a integridade da diretora Letícia Ferreira e acalmar os ânimos, a BM foi acionada.
— Durante a tarde, a diretora gravou vídeos de dois minutos e encaminhou por WhatsApp para os pais fazendo declarações da escola e se colocando à disposição para qualquer esclarecimento — sublinha o advogado.
Ele comenta que pelo menos um pai mencionou interesse em retirar o filho da escolinha. Em contrapartida, outros teriam encaminhado mensagens de apoio à Anjos e Marmanjos.
Localizada no bairro Rio Branco, a Anjos e Marmanjos tem credenciamento com a prefeitura de Canoas, que custeia 136 vagas para crianças de zero a seis anos. Dessa forma, o desligamento ou transferência precisaria ser solicitado à Secretaria Municipal de Educação.
A assessoria de comunicação da pasta informa que até o final da tarde desta sexta-feira (6) não houve nenhuma solicitação formal de transferência ou desligamento de alunos da escolinha, embora alguns pais já tenham manifestado essa intenção. Na segunda-feira (9), deve ocorrer uma reunião extraordinária entre a comunidade escolar de conveniados e a secretaria para discutir o tema. O horário e o local da reunião ainda não foram definidos. A prefeitura reitera que tudo o que estiver ao seu alcance será feito.
Áudios
Gravações feitas por vizinhos e pelo Grupo de Investigação da RBS (GDI) revelaram que uma funcionária da Anjos e Marmanjos tratava os alunos com rispidez. Os áudios foram encaminhados à Polícia Civil, que abriu inquérito para apurar o que realmente acontecia na escola.
Funcionários e pais de alunos serão ouvidos para tentar identificar as crianças que possam ter sido alvo de maus-tratos e para tentar reconstituir situações presenciadas por outros funcionários. A professora foi afastada por 10 dias, depois de o GDI mostrar as gravações para a direção do local, na terça-feira (3).
Após o fato, a prefeitura de Canoas estuda o afastamento em definitivo da profissional e o rompimento do termo de credenciamento.
Veja a nota da prefeitura
"A prefeitura de Canoas vem expressar seu posicionamento oficial diante da denúncia de maus-tratos e ameaça verbal a alunos na Escola de Educação Infantil Anjos e Marmanjos, que é credenciada do município.
Na terça-feira (3), ao ser comunicada dos fatos, a Secretaria Municipal da Educação se reuniu com os representantes da escola que informaram o afastamento da professora em questão por 10 dias. A reunião foi registrada em ata oficial. Após o encontro, a secretaria encaminhou os relatos para o Conselho Municipal da Educação e a Controladoria Geral do Município, a fim de dar andamento dos fatos também junto ao Conselho Tutelar.
No dia 6 de maio, a Secretaria Municipal da Educação notificou também o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica.
A Secretaria da Educação está solicitando de imediato à Procuradoria Geral do Município a avaliação de 3 itens:
- o afastamento em definitivo da professora em questão;
- o rompimento do termo de credenciamento que tem data vigente até 31 de julho;
- o impedimento da instituição de participar de novos processos de credenciamentos.
A Secretaria Municipal da Educação também convocará todos os pais dos alunos credenciados na instituição para uma reunião na segunda-feira, 9 de maio, a fim de esclarecer todos os fatos e ouvir sobre as condutas adotadas dentro da instituição."