Agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreenderam na noite desta sexta-feira (5) uma Ferrari modelo Califórnia e um Mercedes-Benz SLS 63 no estacionamento de um shopping de Canoas.
Segundo o delegado Márcio de Jesus Zachello, os automóveis fariam parte de uma frota de 26 veículos de luxo que pertenceria ao empresário Marco Antônio Freitas Rocha, 53 anos, alvo de uma investigação por suspeita de movimentar recursos de origem controversa, usando como fachada a venda de suplementos alimentares, aluguel de carros de luxo e empresas de assessoria e construção, entre outros ramos.
De acordo com Zachello, os carros foram retirados de uma revenda e de um depósito na tarde de quarta-feira (3), após se iniciarem buscas na residência de Rocha e em estabelecimentos comerciais.
— Uma pessoa achou curioso dois carros importados entrando juntos por uma rua de Canoas e os fotografou. No dia seguinte, ao saber que estávamos apreendendo veículos na cidade, enviou a foto para nós — conta o delegado.
Em contato com o shopping, os policiais souberam que os dois automóveis pernoitaram, lado a lado, no estacionamento entre a quarta e sexta-feira.
— Analisamos imagens gravadas por câmeras de segurança da entrada do shopping e visualizamos que Marco Rocha dirigia um dos carros — afirma Zachello.
Um terceiro veículo também teria entrado junto mas deixou o local em seguida. O automóvel foi identificado como um Lifan e seria de um advogado.
O delegado Zachello explica que a Ferrari está registrada em nome de uma empresa, situada em local inspecionado, sem sucesso, na quinta-feira. E a documentação do Mercedes-Benz já tinha sido recolhida em uma revenda em Canoas, onde pelo menos 11 automóveis foram apreendidos. A Operação Placebo recolheu 29 veículos, sendo que 26 estariam registrados, parte em nome de um familiar de Rocha, e os demais registrados em nome de empresas e de pessoas ligadas ao empresário. Ao todo, a polícia tem ordem de busca e apreensão de 76 veículos.
Rocha é sócio da empresa Quality Medical Line, fabricante de suplemento alimentar a base de fosfoetanolamina. Exame laboratorial em um frasco do produto, encomendado pelo Grupo de Investigação (GDI), da RBS, revelou que o suplemento não contém fosfoetanolamina.
Em nota divulgada na quinta-feira, a empresa informou que Rocha é sócio da empresa King Blindados, que atua na compra, venda e locação de veículos, entre outras atividades, há 28 anos. Disse que veículos apreendidos estão registrados em nome da King Blindados ou em processo de transferência e que não há ocultação de patrimônio ou lavagem de dinheiro nem relações com empresas de fachada ou pratica qualquer atividade ilícita. Neste sábado, o advogado Daniel Gerber, afirmou que os veículos foram entregues a autoridade policial espontaneamente, sem que existisse qualquer ordem judicial para tanto.
A informação é contestada pelo delegado Márcio Zachello. Ele afirma que lhe foram entregues as chaves para evitar que os carros fossem empurrados e, eventualmente, danificada alguma peça. O delegado enfatiza que existe ordem judicial de sequestro dos veículos.