A edição de 2023 do Acampamento Farroupilha teve lançamento oficial nesta terça-feira (30), na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. Tradicional no mês de setembro, o evento será realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria público-privada com a empresa GAM3 Parks.
Como novidade nesta edição, a organização aposta nas obras que já estão sendo realizadas na infraestrutura no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em razão da concessão, sem afetar a quantidade de acampados. O projeto em andamento prevê a construção de um parque temático turístico de valorização da cultura e história gaúcha no local.
— De inovação, vamos ter o novo posicionamento do Acampamento Farroupilha, em relação ao ano passado, que ele vai ficar para os próximos 30 anos. Então o acampamento, os piquetes, o mapa, vai ser aquilo que nós temos para os próximos 30 anos. Uma nova adequação do palco principal, que vem mais perto da Casa do Gaúcho, com piso adequado e a distribuição dos piquetes — adianta o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Fontoura.
Já a diretora da GAM3Parks, Carla Deboni, confirmou que até o começo do Acampamento, as obras de drenagem e elétricas já estarão finalizadas, assim como a ampliação dos acessos ao parque. Ela também confirma que o piso será substituído para evitar alagamentos e melhorar a acessibilidade, assim como as condições do estacionamento, que foram alvo de críticas no ano passado.
Outra mudança anunciada para 2023 será a programação estendida, com abertura para a população e shows já a partir de 1º de setembro, seguindo até o dia 20 do mesmo mês. Neste ano, o tema do evento será a Revolução de 1923, confronto travado entre chimangos e maragatos. Em 2022, mais de 1,4 milhão de pessoas passaram pelo local. Foram 800 toneladas de carne consumidas, 230 piquetes e mais de cem atrações culturais.
Inscrições
Os interessados em acampar no Parque Harmonia devem realizar suas inscrições entre os dias 5 e 13 de junho. Para oficializar o interesse, será necessário apresentar o alvará 2022, ata da eleição da patronagem atual e cópia impressa do projeto cultural com o tema Revolução de 23 no Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307).