Cerca de 60 cidades gaúchas preparam cavalgadas e desfiles menores para marcar os festejos farroupilhas neste 20 de setembro. Conforme Manoelito Savaris, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ainda existe uma preocupação com a pandemia, por isso a liberação do governo do Estado neste ano foi para cavalgadas.
No entanto, de acordo com o sistema de 3As, cada município pode conceder mais liberações, como permitir veículos e pedestres. Segundo Manoelito, cada uma das 30 coordenarias regionais do MTG está cuidando da sua área.
— Não queremos aglomerar, por isso estamos chamando de cavalgada. Falar em desfile dá a ideia de que seria como nos outros anos e o objetivo não é gerar aglomeração — explica o presidente.
Porto Alegre é uma das cidades que optou por realizar uma Cavalgada Farroupilha. São esperados 150 cavalarianos fazendo um trajeto de quatro quilômetros. A concentração começa antes das 10h no Parque Harmonia e vai até a Rua Duque de Caxias.
Por volta de 10h15min, os cavaleiros passam na frente do Palácio Piratini, onde um grupo sai do trajeto e fica ali para a extinção da Chama Crioula. O restante da Cavalgada segue até a Avenida João Pessoa, acessa a Perimetral e volta para o Parque Harmonia. O evento ocorre mesmo com chuva.
Outras cidades
Em Canoas, cerca de 250 cavalarianos são esperados para participar do desfile. Eles farão a concentração a partir das 8h, na Avenida das Canoas, no Bairro Mato Grande, com saída às 9h. A chegada ao Parque Eduardo Gomes está prevista para as 11h.
O trajeto será: Avenida das Canoas, bairro Mato Grande – Rua da República – Rua Coronel Vicente – Rua Cônego José Leão Hartmann – Rua Farias Brito – Av. Guilherme Schell – Rua Bartolomeu de Gusmão, Rua 24 de Outubro – Parque Municipal Eduardo Gomes (Parque do Gaúcho).
Pelo interior do Estado, Dom Pedrito, na região da Campanha, também terá cavalarianos para a realização do Desfile Farroupilha. Para evitar aglomerações, foi adotado um novo formato com um roteiro mais amplo. O trajeto aumentou para 9,5 km, contemplando mais ruas e bairros da cidade e evitando que mais pessoas se desloquem para um ponto específico.
Com início às 14h, o percurso será: saída da Av. Rio Branco, ao lado do parque de exposições - Rua Júlio de Castilhos - Rua Davi Canabarro - Rua Argeny de Oliveira Jardim - Rua Jarbas Martins - Rua Bezerra de Menezes - Rua Leopoldino Dutra Sobrinho - Rua Júlio de Castilhos - Rua Professor Pamplona - Rua Duque de Caxias - Rua Três de Outubro - Rua 21 de Abril - Rua Santos Dumont - Rua Borges de Medeiros, onde ocorrerá a dispersão.
Confira a lista de cidades com cavalgadas ou desfiles confirmados pelo MTG
- Arroio dos Ratos
- Bagé
- Boa vista do Buricá (Desfile Temático)
- Camaquã
- Campos Borges
- Candiota
- Canoas
- Caxias do Sul
- Cruz Alta
- Dom Pedrito
- Encantado
- Espumoso
- Estrela
- Frederico Westphalen
- Ijuí
- Iraí
- Júlio de Castilhos
- Lajeado
- Lavras do Sul
- Palmeira das Missões
- Palmitinho
- Porto Alegre
- Rio Grande
- Rio Pardo
- Salto do Jacuí
- São Francisco de Paula
- Seberi
- Serafina Correa
- Soledade
- Taquara
- Teutônia
- Triunfo
- Turuçu
- Uruguaiana
- Vacaria
- 9ª RT - região de Cruz Alta, com 22 municípios, terá cavalgadas
- 3ª RT - região das Missões, com 41 municípios, não haverá desfiles.