Tocadas por todo o Rio Grande do Sul, as músicas regionais são repletas de significado cultural. Elas também carregam termos próprios que, muitas vezes, despertam a necessidade de ter um dicionário “gauchês” por perto para acompanhar as letras.
Para Paulo Felix, que herdou tradições gaúchas do avô e é especialista em cavalgadas, as canções atiçam a curiosidade além das fronteiras do Estado.
– A maioria das letras com dialetos gaúchos instiga públicos que não são daqui, fazendo com que eles procurem saber o que significa. Desta forma, aumentam o entendimento sobre nossa cultura e expandem nosso dialeto Brasil afora – relata Felix.
Um exemplo é o tradicional “Canto Alegretense”, de Os Fagundes, que traz expressões como “flor de tuna” e “camoatim de mel campeiro”. Será que você sabe o que esses termos querem dizer?
Em clima de Semana Farroupilha, preparamos um quiz com oito perguntas para testar seus conhecimentos sobre algumas das expressões usadas nas músicas tradicionalistas. Confira!
Realitchê também testa os conhecimentos dos gaúchos
A websérie Realitchê coloca à prova conhecimentos sobre a cultura farroupilha entre cinco perfis de gaúcho: fiel, raiz, não praticante, exportação e desapegado. Com estreia no dia 10 de setembro, são seis episódios, ao todo, exibidos em GZH, e duas equipes com cinco tipos de participantes, cada, estão na disputa. Entre os representantes, há comunicadores, tradicionalistas do Estado e gaúchos anônimos. Fique ligado em GZH para acompanhar!
O Realitchê é uma iniciativa do Grupo RBS, patrocinado por Nacional e Equatorial e apoiado por Tumelero e Isabela.