O isolamento social, adotado no mundo todo para reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19, impediu a realização de diversas festas culturais em 2020. Foi o caso da comemoração farroupilha, que sempre movimenta o mês de setembro no Rio Grande do Sul.
Mas, os gaúchos não poderiam passar esse mês em branco. Por isso, o Grupo RBS criou o CTG Digital, para alegrar a quarentena de todos aqueles que amam a cultura gaúcha. Agora, o CTG mais moderno do estado está promovendo o Desafio Dança Farroupilha.
Se tu tens mais de 18 anos e és um artista da dança, um entusiasta dos ritmos gaúchos ou uma pessoa que estaria se apresentando com grupos de dança em eventos farroupilhas neste período, o Desafio de Dança do CTG Digital foi pensado para ti.
Professora Luziana Jukoski comenta o evento e dá dicas aos participantes:
Para a professora de danças gaúchas, Luziana Jukoski, o Desafio de Dança Digital é uma ótima oportunidade para os grupos que estão parados em casa neste ano de 2020:
- Achei muito bacana, porque todos estamos nos reinventando nesse momento. Imagina os grupos de dança que participam do Enart, que começam na regional, vão para a inter regional e para a final do Enart, lá em novembro. Como isso iria acontecer? Se não fosse essa atividade que a internet nos oportuniza, todos ficariam parados, um ano inteiro sem eventos. Acho o desafio digital uma iniciativa de muito valor, porque pelo menos continuamos ligados e mantendo esse prazer e essa atividade física que é a dança - ressalta.
Dicas para gravar as coreografias:
Luziana Jukoski tem experiência como instrutora de danças folclóricas gaúchas para crianças, jovens e adultos, já tendo ensaiado grupos para concursos regionais e eventos fora do Brasil. Ela deixa suas dicas para os participantes que vão gravar vídeos para o Desafio Dança Farroupilha:
● A dança tem que ser gravada em local claro, que tenha boa luminosidade.
● Se estamos dançando e é uma mostra de talentos, é bom que tenha espaço.
● O corpo precisa aparecer por inteiro, para que toda a pantomima e as expressões sejam visíveis. Para isso, também é importante usar uma câmera com boa resolução de imagem.
● Peões: Apostem no sapateado ritmado, mostrando toda a força e elegância do homem gaúcho.
● Prendas: Apostem em toda a leveza e na harmonia do balé feminino.
● Lembrem de conversar com a câmera, que agora substitui o público.
● As danças circulares oferecem boas opções de movimentos individuais. Mas escolham ritmos com os quais se sintam mais confortáveis, podem imaginar o corpo do parceiro(a) ou fazer apenas os movimentos solo.
Já sabe como participar?
É só tirar a pilcha do armário, escolher um lugar da casa e gravar um vídeo dançando sua coreografia de escolha. Depois, basta postar esse vídeo nas redes sociais (Instagram, Facebook e/ou TikTok) com a hashtag #MesFarroupilha e #DançaFarroupilha.
O vídeo deve ter até 8 minutos de duração e ser publicado até o dia 30 de setembro.
É possível participar com mais de um vídeo, desde que sejam coreografias diferentes.
Os participantes também precisam acessar a página especial www.mesfarroupilha.com.br e aceitar os termos de uso da plataforma.
Como será a divulgação dos resultados?
As melhores performances serão divulgadas no site www.mesfarroupilha.com.br após o dia 30. Participe e acompanhe!