A tempestade que passou pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24) causou estragos e deixou uma pessoa ferida nas regiões Metropolitana, Vales e Central.
Os danos foram registrados em Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Taquara, Lajeado, Brochier, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago e São Vicente do Sul.
Região Metropolitana
Em Sapucaia do Sul, uma mulher ficou ferida após a queda de uma estrutura devido ao temporal. Conforme a Coordenadoria da Defesa Civil da Região Metropolitana e Litoral Norte, ela caminhava pela rua quando foi atingida por blocos de concreto de um edifício em obras, derrubados com a força do vento.
O caso por registrado por volta das 12h, quando a tempestade atingiu Sapucaia do Sul. A mulher, de 46 anos, recebeu atendimento no Hospital Getúlio Vargas. Segundo a instituição de saúde, ela sofreu escoriações leves e foi avaliada por um médico traumatologista.
Em Cachoeirinha, 45 casas e duas escolas municipais foram destelhadas, conforme a Defesa Civil do município. As escolas afetadas foram a Getúlio Vargas e Presidente Costa e Silva.
Nove árvores foram derrubadas pela força do vento. Segundo a prefeitura, os bairros Vista Alegre e Parque da Matriz estão sem energia elétrica. A Defesa Civil municipal, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, estão atuando na remoção das árvores e entrega de lonas para as casas destelhadas.
Já em Canoas, a Defesa Civil municipal atendeu 16 residências com destelhamento e três demandas relacionada a risco ou mesmo queda de árvores e de objetos com a força dos ventos.
Na região central da cidade, um outdoor tombou próximo à esquina das avenidas Inconfidência com a Guilherme Schell, perto do viaduto. Ninguém ficou ferido. Uma equipe da Diretoria de Trânsito também isolou trecho da Rua Humaitá em razão de fios caídos na pista, sob risco de estarem energizados.
Região dos Vales
No Vale do Paranhana, Taquara teve quase 30 casas destelhadas. As escolas de educação infantil Vovó Celita e Alice Maciel foram afetadas. De acordo com a Defesa Civil do município, lonas fora distribuídas as famílias. Em Lajeado, no Vale do Taquari, casas e um posto de combustível foram afetados.
Em Brochier, no Vale do Taquari, uma igreja teve parte do telhado arrancada. Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, também há registro de problemas de destelhamentos em casas.
Região Central
Já no Centro do Estado, Santa Maria registrou ao menos 25 casas afetadas. Lonas foram distribuídas as famílias. Os municípios de Santiago e São Vicente do Sul também reportaram danos.
* Produção: Maria Stolting