As inscrições para os Editais 2024 da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) terminam nesta quarta-feira (2). Iniciativas sociais gaúchas ainda podem se inscrever. O programa, desenvolvido pelo Grupo RBS, busca incentivar, por meio de aporte financeiro, projetos com foco social em atividade no Rio Grande do Sul.
Neste ano, serão destinados R$ 132 mil a pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais (ONGs) voltadas ao esporte, à cultura e ao apoio a crianças e adolescentes – R$ 20 mil a mais em relação ao ano passado.
Transformando vidas
Em 2023, a Associação Esportiva e Cultural Pró Esporte (Aespe) foi beneficiada nos editais, com o projeto Educando pelo Esporte na Bonja. A associação utiliza o esporte como uma ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos anos, também expandiu as ações para diversas comunidades no RS, em cidades como Canoas, Porto Alegre, Guaíba e Portão.
A Aespe oferece atividades socioeducativas e esportivas gratuitas, como skate, basquete, futsal, e programas de promoção da saúde. Promove valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e liderança, além de consciência social. Os projetos permitem que os jovens superem barreiras sociais, desenvolvendo habilidades emocionais e cognitivas cruciais para seu crescimento, segundo Vinicius da Silva Alves, presidente da Aespe:
— Temos impactado positivamente a autoestima de nossos beneficiários, construindo um futuro mais justo e inclusivo para todos.
O projeto Educando pelo Esporte tem como objetivo ensinar e incentivar a prática esportiva do futsal, capoeira e voleibol para jovens da comunidade Bom Jesus, em Porto Alegre. Além de promover a integração, busca estimular a participação em atividades físicas, proporcionando ganhos físicos, emocionais e sociais.
Ser selecionado no edital foi um marco importante para a associação, conforme Alves. O aporte financeiro recebido possibilitou a expansão de projetos, permitindo alcançar um número ainda maior de crianças e adolescentes.
— Além do benefício financeiro, o apoio da FMSS/Grupo RBS trouxe mais credibilidade à Aespe, fortalecendo parcerias e ampliando nossa visibilidade. Com isso, conseguimos melhorar a qualidade das atividades, investir em infraestrutura e intensificar nossas ações de transformação social por meio do esporte, cultura e educação — conta.
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (FTMG) também foi beneficiada no mesmo edital. A instituição tem como missão promover a preservação da vida por meio de uma mudança de cultura e comportamento no trânsito, com foco na construção de uma mobilidade mais humana e segura. A fundação desenvolve projetos e ações que envolvem a sociedade, governos, empresas e instituições. Com 28 anos de atuação, a iniciativa impacta a sociedade ao sensibilizar as pessoas sobre a importância da educação no trânsito, afirma Diza Gonzaga, presidente voluntária da FTMG.
Por meio do programa Vida Urgente, a instituição promove campanhas educativas, palestras, teatros e ações de conscientização, levando informações para que motoristas e pedestres adotem comportamentos mais seguros. Além disso, oferece apoio emocional a famílias que perderam seus entes queridos, transformando a dor em propósito e esperança.
A participação no edital teve como objetivo garantir a continuidade das atividades permanentes do programa voltadas a crianças e adolescentes, buscando consolidá-lo como um projeto sócio-educativo-cultural de referência nas escolas e na comunidade de Porto Alegre.
— Ser beneficiado pelo edital da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho foi extremamente importante para a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Por meio dele, conseguimos aumentar o número de ações voltadas à educação e à conscientização no trânsito, ampliando o alcance da nossa mensagem. O apoio financeiro e a visibilidade gerada ajudaram a fortalecer a nossa missão de preservação da vida, garantindo que mais pessoas fossem impactadas pelas nossas iniciativas — relata Diza.
Como se inscrever
Na modalidade esporte, podem se inscrever entidades de caráter desportivo por meio da inclusão social e com certificado de captação válido emitido pelo Ministério do Esporte. Já o segmento cultural inclui iniciativas de qualquer natureza com certificado de captação válido emitido pelo Ministério da Cultura.
Na categoria Funcriança, podem participar programas que colaborem com o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos devidamente registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto Alegre.
As propostas devem ser enviadas pelo site do Grupo RBS, onde é possível conferir o regulamento. No formulário, é preciso informar os dados cadastrais da instituição, contatos da organização e do responsável e certificado de captação de recurso válido. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail editais@fmss.org.br.
Também é necessário disponibilizar informações sobre o público atendido, o objetivo da iniciativa, a metodologia, o período de execução, os resultados esperados, o orçamento e os outros financiadores parceiros. Não há limite de envio de projetos por entidade, mas cada proposta deve ser enviada de forma individual. Os selecionados serão divulgados em novembro.