Prefeituras de 451 municípios gaúchos têm até este domingo (15) para fazer o cadastro dos atingidos pela enchente que desejam receber o Auxílio Reconstrução. O prazo se refere a inserção de dados. Após essa data, os registros vão continuar sendo analisados.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou neste sábado (14) para Zero Hora que 373.695 mil famílias já foram aprovadas para receber o Auxílio Reconstrução. O benefício federal, no valor de R$ 5,1 mil, é pago em parcela única para quem reside em locais com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.
Ainda conforme o balanço, 358.353 mil pagamentos foram efetuados pela Caixa Econômica Federal desde a criação do auxílio.
O cadastro dos moradores é feito pelos municípios. Na sequência, as famílias precisam confirmar os dados no site oficial do Auxílio Reconstrução e acompanhar a análise dos documentos até a quantia ser repassada.
Em Porto Alegre, os moradores devem fazer o Registro Unificado virtualmente até o meio-dia de domingo por meio deste link.