O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, falou nesta quinta-feira (19), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre ações do governo federal para conter as queimadas que têm afetado diversas regiões do país. Segundo ele, já são pelo menos 50 pessoas sendo investigadas pela Polícia Federal.
— No âmbito da Polícia Federal, aqui no Ministério da Justiça, nós já temos pelo menos 50 inquéritos instaurados, mais de 50 pessoas sendo investigadas. Nós estamos investigando, alguns nomes já foram identificados — disse Sarrubbo.
O secretário ressalta que esse número se refere às investigações da PF, sem contar as apurações em andamento nos Estados.
— Quando você olha para as investigações estaduais, esse número praticamente triplica. São muitas investigações e várias prisões que já aconteceram — acrescenta.
Quanto às motivações para essas queimadas, o secretário falou que não há nada concreto sobre o envolvimento do crime organizado nos incêndios. Sarrubbo cita ainda que há uma "cultura de queimadas" no Brasil, instaurada há décadas.
— Fala-se muita coisa de crime organizado, mas temos que ter muito cuidado com essas informações. O que há de certo no momento é que há uma cultura de décadas de queimadas no Brasil que não pode mais ser tolerada em função das mudanças climáticas, do clima extremo. O clima está mudando não só no Brasil, é no mundo. Portanto, é importante demais que nós tenhamos sucesso nessas investigações e que essas pessoas sejam responsabilizadas para que haja uma mudança de cultura.