Chamas atingiram uma região de vegetação no bairro Moinhos, em Estrela, no Vale do Taquari. Entulho recolhido após a enchente de maio estava acumulado no local. O fogo, que começou na tarde deste domingo (1º), rapidamente se alastrou.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Estrela, ninguém se feriu e a situação está sob controle.
Porém, como, além do lixo, havia gordura animal na área, uma equipe permanece no local, durante a madrugada desta segunda-feira (2), para o caso de novos focos de fogo surgirem.
— De onde a gordura animal vem nós não podemos concluir sem uma investigação. Alguns moradores dizem que veio de Cruzeiro do Sul, do outo lado do rio. A gordura animal é um combustível e, portanto, um fogo muito difícil de se apagar — explica o comandante do CBM de Estrela, Thalys Stobbe.
Durante a noite de domingo, além de tentar apagar os focos, as equipes trabalhavam para garantir que o incêndio não se espalhasse, com a ajuda de aceiros, que atuam como barreiras contra a propagação do fogo em vegetações ou florestas.
Stobbe afirma que as causas do incêndio devem ser investigadas. Não há informação de residências ou outras estruturas atingidas pelas chamas.