Rio Grande é o primeiro município do sul do Rio Grande do Sul a ter desalojados por conta da chuva que atinge o Estado desde o último domingo (22).
Conforme a Defesa Civil de Rio Grande, quatro famílias deixaram as residências na localidade de Vila da Quinta. O Arroio das Cabeças transbordou no local.
As famílias foram para casas de parentes, mas a prefeitura de Rio Grande trabalha na montagem de um abrigo na Escola Municipal de Educação Infantil Vila da Quinta. A instituição vai receber possíveis desabrigados, já que, segundo a prefeitura, existem cerca de 50 residências próximas ao arroio.
— Esse número (de pessoas fora de casa) deve aumentar. Nós estamos nos deslocando para o local onde já há mais famílias pedindo ajuda para deixarem suas casas — aponta o secretário executivo da Defesa Civil de Rio Grande, Denis Antiqueira.
O serviço de travessia da balsa para a Ilha dos Marinheiros foi ancelado também devido às condições climáticas.
Municípios do Sul ainda contabilizam danos
Conforme balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil do RS, pelo menos oito municípios da região Sul reportaram danos por conta dos temporais até a tarde desta terça-feira (24)
Em Canguçu, nove residências e duas escolas foram destelhadas. Já Turuçu teve cinco destelhamentos. Cristal também registrou destelhamentos, além de danos em pontes. Em Pelotas, equipes fazem o recolhimento de entulhos próximo aos canais, para evitar acúmulo de água.
Conforme a Defesa Civil regional, as prefeituras fizeram uma reunião de alinhamento para monitorar a situação e definir ações de auxílio às cidades atingidas.
Municípios do Sul que reportaram danos à Defesa Civil Estadual
- Camaquã
- Canguçu
- Cristal
- Jaguarão
- Pelotas
- Piratini
- São José do Norte
- Turuçu