A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) assinou contrato com empresa terceirizada para recuperar 12 estações da rede de alerta hidrometeorológico do Estado. O trabalho será realizado pela empresa Água e Solo Estudos e Projetos e custará R$ 1.184.000.
Essas estações são responsáveis por medir o nível de rios e lagoas, além dos acumulados de chuva. O contrato prevê que a empresa faça diagnóstico geral de quantas estações foram danificadas pela enchente e quais foram os estragos.
Conforme o diretor-técnico da empresa, Lawson Beltrame, as 12 estações que serão recuperadas foram apontadas pelo governo do Estado como prioritárias, ou seja, são aquelas que podem trazer informações importantes para prevenir desastres como enchentes, mas que estavam com problemas.
O contrato prevê duração de 16 meses a partir da data de início do serviço, mas a empresa estima concluir todo o processo em até um ano.
Ainda não há uma previsão de começo, mas Beltrame afirma que empresa já está pronta para começar o serviço.
Além da restauração das estações, a empresa também fará a avaliação de todo o restante da rede. Balanço recente indica que a Sema possui 160 equipamentos, sendo cem de medição de chuva e 60 que medem também o nível de rios.
Em julho, a reportagem mostrou que cerca de 30% dos equipamentos foram perdidos e parte deles já estava com defeitos antes das cheias. Um dos motivos alegados foi a falta de pessoal para realizar a manutenção adequada.
12 estações que serão recuperadas
Município — Rio — Nome da estação
- Porto Alegre — Rio Jacuí — Cais Mauá C6
- Caraá — Arroio Caraá — Arroio Caraá
- Triunfo — Rio Jacuí — Triunfo
- Picada Café — Rio Cadeia — Picada Café
- Taquara — Rio Paranhana — Foz do Paranhana
- Alvorada — Rio Gravataí — Corsan Alvorada
- Glorinha — Rio Gravataí — 4 irmãos canal Gravataí
- São Lourenço do Sul — Arroio Candombe — Passo do Cadombe
- Sinimbu — Rio Pardinho — Sinimbu centro
- São Gabriel — Rio Vacacaí — Passo do Rocha
- Rosário do Sul — Rio Ibicuí da Armada — Passo dos Farrapos
- Rolante — Rio Rolante — Alto Rolante
A empresa
A Água e Solo Estudos e Projetos tem sedes em Porto Alegre e Viamão, na Região Metropolitana. A empresa atua na área dos recursos naturais e faz levantamentos, estudos e projetos de engenharia e meio ambiente, além de implantar e operar redes de monitoramento hídrico.
No Rio Grande do Sul, já realizou trabalhos em rios, como Jacuí, Camaquã e Santa Maria.