Um avião caiu no município de Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Segundo a empresa Voepass Linhas Aéreas, 61 pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes — inicialmente, as autoridades informaram que eram 62 pessoas a bordo. A prefeitura da cidade informou que não há sobreviventes.
A reportagem da TV Globo entrevistou algumas das pessoas que não conseguiram embarcar no voo, que tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. Isso aconteceu porque as passagens dessas pessoas foram compradas por outra companhia aérea, e eles não sabiam que deveriam embarcar na aeronave da Voepass.
Adriano Assis é um dos homens que ficou de fora do voo que caiu. Ele afirmou que inclusive discutiu com um funcionário da companhia para entrar na aeronave, mas teve a solicitação negada:
— Eu cheguei aqui às 9h40 e não achei nada da Latam (companhia aérea por onde eles deveriam embarcar). Estava fazendo um trabalho em um hospital de Toledo. Quando cheguei aqui, fiquei esperando para ver se abria, não tinha ninguém. Os placares não avisaram nada, nem o microfone. Quando cheguei aqui, fiquei esperando para ver se abria. Não tinha ninguém no guichê, fiquei lá em cima, tomei um café. O microfone não avisou nada, os placares, também não. Já era 10h30min, tinha uma fila enorme...quando deu 10h41min, mais ou menos, o pessoal falou que eu não ia embarcar mais. E foi isso.
Adriano se emocionou em entrevista à TV Globo e disse que deu um abraço no funcionário que impediu seu embarque após saber do acidente.
—Ele salvou minha vida, cara. Ele fez o trabalho dele. Se ele não tivesse feito o trabalho dele, talvez eu não estaria aqui.
O acidente
Trata-se do acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com aeronave da TAM deixou 199 mortos. As causas ainda estão sendo investigadas.
O avião que caiu em Vinhedo era do modelo ATR-72 e saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP). Esse modelo comporta até 68 passageiros, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O acidente aconteceu pouco antes das 13h30min, em uma área residencial próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).