Foi prorrogado mais uma vez o prazo para que os municípios cadastrem famílias para receber o Auxílio Reconstrução. Agora, as prefeituras têm até o dia 26 de julho para informar moradores que foram atingidos por alagamentos.
O governo federal oficializou a nova data em portaria publicada na sexta-feira (12).
Esta é a segunda vez que a União prorroga a data limite. Inicialmente, o prazo era 25 de junho, mas o governo federal atendeu aos apelos dos prefeitos e ampliou para 12 de julho.
O auxílio prevê o pagamento de R$ 5,1 mil para cada família atingida pela calamidade.
Até o momento, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), 152 cidades ainda não cadastraram nenhuma família ou endereço no sistema da Defesa Civil. No Estado, são 444 municípios em situação de emergência ou estado de calamidade, aptas a solicitar o benefício aos moradores.
Para receber o benefício, é preciso que cada prefeitura inclua os dados das famílias na página do Auxílio Reconstrução. Depois de uma análise do sistema, é necessário que o responsável familiar confirme as informações na plataforma. Após as confirmações, a Caixa realiza o depósito.
A expectativa do governo é atender 375 mil famílias com o Auxílio Reconstrução, totalizando um envio de R$ 1,9 bilhão ao Estado.
Mesmo após o prazo, de acordo com o MIDR, todas as famílias já cadastradas pelas prefeituras vão continuar tendo os processos analisados. Em eventuais problemas no cadastramento, o governo informará a família para que providencie a correção e realize novo cadastro junto à prefeitura.