A partir de quarta-feira (10), o prédio da Boate Kiss, em Santa Maria, começará a ser demolido para dar início à construção de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia. Conforme a prefeitura de Santa Maria, o letreiro e a porta principal serão removidos durante o ato simbólico de início da construção.
A execução dos serviços seguirá até as 17h, com prosseguimento pelos próximos dias. A previsão é de que o trabalho inicie com o recolhimento dos itens que farão parte do acervo do memorial. Depois, o telhado será removido, os resíduos recolhidos e a fachada aberta para o acesso de máquinas e equipamentos. Ainda na quarta, uma solenidade será realizada às 9h em frente ao prédio na Rua dos Andradas, com presença de autoridades e da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.
Nos últimos dias, tapumes foram instalados para garantir o isolamento do prédio. Nesta segunda (8), era possível observar o movimento de engenheiros que avaliavam a situação da construção.
O memorial será construído mais de 11 anos após a tragédia que deixou 242 mortes e mais de 600 feridos. O projeto contará com uma estrutura de 242 pilares, cada um deles com o nome de uma das vítimas e uma floreira. O local ainda terá jardins, auditório e sala para exposições de arte, além de servir de sede para a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução da obra é a INFA Incorporadora Farroupilha, de Triunfo, com um valor de R$ 4,8 milhões. A obra será custeada com verbas do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público, que repassou R$ 4 mi. O restante do valor é contrapartida da Prefeitura.
O prazo para conclusão previsto é de oito meses.