A Caixa Econômica Federal abriu cadastro para imóveis prontos que poderão ser comprados pelo governo federal e doados para famílias que tiveram a moradia destruída ou interditada definitivamente em razão da enchente no Rio Grande do Sul. As residências serão adquiridas por no máximo R$ 200 mil, através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
De acordo com a Caixa, o cadastramento abriu no último sábado (8) e até esta terça-feira (11), mais de 2 mil imóveis já foram inscritos no Estado. A ação irá contemplar famílias das faixas 1 e 2 do programa "Minha Casa, Minha Vida", que possuem renda bruta de até R$ 4,4 mil.
Podem se cadastrar no programa instituições financeiras com ativos mantidos para venda, construtoras com imóveis em estoque e proprietários de residências novas ou usadas, tanto pessoas físicas como jurídicas. Além disso, unidades habitacionais produzidas com recursos FAR, no âmbito do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) ou do programa Minha Casa, Minha Vida, e que estejam desocupados também podem se inscrever.
O cadastro deve ser realizado neste site, com o envio das documentações necessárias. Os imóveis devem estar sem qualquer restrição de venda e unidades em construção precisam estar finalizadas e legalizadas para entrega em até 120 dias, a contar da disponibilização do programa. Ainda conforme a Caixa, a seleção das famílias beneficiadas é de competência do poder público local de cada região.