Destroços de um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata no norte de Santa Catarina foram localizados nesta terça-feira (4). De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há sobreviventes. Até às 7h, dois corpos haviam sido encontrados. Mais detalhes sobre os passageiros não foram divulgados. As informações são do portal g1.
A aeronave partiu de Governador Valadares (MG) rumo a Florianópolis, onde teria tentado aterrissar em Joinville. A queda foi em uma região entre os municípios de Garuva e Itapoá.
Um avião e um helicóptero da Força Aérea Brasil (FAB) foram acionados para iniciar as buscas ainda na noite de segunda-feira (3) (leia nota abaixo, divulgada por volta das 7h).
Na rede social X do Corpo de Bombeiros, aparece um chamado 0h30min desta terça para vistoria em possível local de queda da aeronave. Equipes estão na região, nesta manhã, seguindo com os trabalhos (veja nota abaixo).
Conforme o g1, o avião seria um Beech Aircraft, bimotor, com capacidade para seis pessoas, incluindo piloto. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está com situação de aeronavegabilidade regular.
O que diz o Corpo de Bombeiros de SC
O CBMSC está com duas equipes no local, a de Garuva e a de Itapoá, visto que é um local de mata fechada, ribanceira e será necessário este apoio para retirada das vítimas do interior da aeronave.
A Força Aérea está no local. Polícia Militar e Polícia Científica também foram acionadas.
O local fica na SC-416, Braço do Norte , bem na divisa de Garuva com Itapoá.
O que diz a Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.
Saiba mais sobre o H-36 Caracal
O H-36 Caracal desempenha um papel fundamental em operações de resgate, agindo com precisão em ambientes desafiadores. A aeronave é conhecida por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais. Sua ampla cabine permite acomodar cargas variadas, desde equipamentos até suprimentos médicos. Essa flexibilidade possibilita que o helicóptero seja utilizado em uma ampla gama de missões, incluindo Evacuações Aeromédicas, resgate em áreas remotas e desdobramento de tropas em zonas de conflito.
Dotado de sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, o H-36 Caracal é capaz de operar em ambientes desafiadores, proporcionando às tripulações maior segurança e eficiência. Seus motores e sistema de rotor sofisticado permitem voos de longa distância, velocidade operacional elevada e possibilidade de decolagem e de pouso em diferentes condições climáticas e locais. Além disso, o helicóptero possui capacidade para operações noturnas e recursos para utilização de sistemas de armas integrados, aumentando sua eficácia em missões de apoio tático.