Foi liberada, na manhã desta quarta-feira (15), a passarela flutuante entre Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari. A ponte na RS-130 que ligava os dois municípios foi destruída pela chuva. A estrutura possibilita que os pedestres consigam ir de uma cidade para a outra. Até então, isso só era possível de barco.
A passagem, montada na noite de terça-feira (14) pelo Exército, é formada por estruturas flutuantes feitas de alumínio, que ficam sobre a água do rio Forqueta e seguram a esteira que serve de passarela. Cordas foram colocadas ao lado para que os pedestres possam se segurar.
Mesmo sendo um deslocamento seguro, que pode ser feito em menos de um minuto, militares exigem o uso de coletes para passar pelo rio. O Exército trabalha com uma capacidade de 30 pessoas por minuto, mas apenas em sentido único. Por isso, é necessário aguardar o fluxo de pedestres de um lado para poder atravessar na direção oposta.
— A sensação é muito boa. Parecia que Arroio do Meio ia ficar ilhado pra sempre. Tirando um pouquinho da lama, o restante é bem tranquilo — celebra a professora Verenice da Silva, moradora de Arroio do Meio e que trabalha em Lajeado.
A passarela tinha previsão para ser feita na última semana, mas foi postergada em razão da nova enchente. Ainda não há previsão para que a ponte para carros seja refeita. Moradores precisam se deslocar até o ponte que há o bloqueio para depois caminhar até o barranco que dá acesso à plataforma.