Depois de enfrentar um novo alerta de elevação, o Vale do Caí comemorou a baixa do nível do rio ao longo desta terça-feira (14), confirmando a tendência de queda apresentada no último comunicado hidrológico emitido pelo governo do Estado.
Em São Sebastião do Caí, a medição realizada por volta de 15h marcava 12m70cm, uma redução de 32 centímetros em quatro horas. A população ribeirinha permanece refugiada nos abrigos e em casas de familiares e amigos espalhadas pela região. Ao longo do dia, a prefeitura aproveitou o tempo seco para distribuir mantimentos e planejar o que será feito nos próximos dias.
Mesmo com muitos problemas, o prefeito Júlio Campani tenta intensificar o trabalho de reconstrução do município.
— Começamos novamente o trabalho de limpeza e reorganização da cidade, aproveitamos o sol para fazer isso. As coisas estão caminhando para tentarmos colocar tudo em uma certa normalidade — explica.
Equipes da Corsan trabalham para normalizar o abastecimento de água na cidade. A expectativa é de que o serviço volte a funcionar plenamente a partir desta quarta-feira (15).
Em Montenegro, a baixa do nível do Caí também trouxe alívio. Por volta das 14h, o rio marcava 8m42cm, uma redução de 11 centímetros em cerca de três horas. No último domingo, a prefeitura apelou para que a população saísse com urgência de áreas alagáveis em função da rápida elevação.
Em 2 de maio, a medição no município ultrapassou o registro histórico da enchente de 1941, atingindo 9m55cm na régua instalada na área central da cidade.