O Instituto Geral de Perícias (IGP) deu início nesta sexta-feira (17) aos testes para reimprimir carteiras de identidade de pessoas que perderam o documento na enchente. O piloto foi realizado nos abrigos do Centro Vida, em Porto Alegre, e na Ulbra, em Canoas. O funcionamento do sistema será o estopim para levar o projeto para outras localidades do Rio Grande do Sul.
O plano do órgão é avaliar os resultados dos testes, para poder ampliar a medida a outras localidades do Estado a partir deste sábado (18). De acordo com o diretor-adjunto do IGP, Maiquel Luis Santos, os documentos requeridos começarão a ser entregues em 24 ou 48 horas, em caso de sucesso das operações.
A intenção do IGP é atender tanto pessoas nos abrigos ou que estejam em casas de amigos e parentes. O diretor ressalta que não se trata da emissão de novas carteiras de identidade, mas, sim, da segunda via do RG perdido.
Os postos de atendimento do IGP seguem com atendimento suspenso, por tempo indeterminado, desde o dia 6 de maio, em função do desligamento do centro de dados da Procergs, que teve a sede alagada em Porto Alegre.