Mais de 910 toneladas de resíduos, como lodo e móveis estragados pela água que avançou pelos bairros durante a enchente, foram recolhidas das ruas de Porto Alegre nas últimas duas semanas. A limpeza das áreas atingidas pela água na Capital tornou-se o “maior desafio” do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme o diretor-geral da autarquia, Carlos Alberto Hundertmarker.
Em entrevista à Rádio Gaúcha no início da tarde deste sábado (18), Hundertmarker salientou que 3,5 mil garis trabalham nos serviços de limpeza de Porto Alegre, sendo 155 voltados especialmente a higienização dos abrigos. Pelo menos 300 profissionais receberam vacinas contra a gripe e o tétano para trabalhar nas ruas da Capital.
— Nosso trabalho não parou nem um minuto. Nessa semana nós recolhemos 545 toneladas de resíduos, no montante da operação já são 910 toneladas. E não é apenas resíduos, mas todo um lodo, toda a remoção de materiais acumulados como móveis, eletrodomésticos estragados. É muito material nas ruas — disse.
Hundertmarker reforçou que o serviço de transbordo — onde o lixo recolhido é depositado — foi normalizado e opera normalmente, apesar da quantidade de resíduos recolhidos desde o início da enchente. Com a baixa da água, o DMLU deve começar o serviço de raspagem das ruas, para retirar a lama e o lodo acumulado. O órgão projeta utilizar 65 caminhões e botar todo seu maquinário na rua, como cavalos mecânicos e hidro jatos.
— Temos hoje todo o nosso contingente trabalhando, são 3,5mil garis trabalhando com todos os nossos trabalhos de limpeza urbana. Claro, estamos focados agora nessa questão das áreas alagadas. Baixando a água nós já estamos entrando e limpando, recolhendo todos os resíduos, fazendo raspagem de lodo, de varrição, enfim, é um trabalho muito complexo, é o maior desafio, posso dizer, do DMLU — disse.
Neste sábado, o acúmulo de lixo causou o desligamento da Estação de Tratamento São João, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e afetou o abastecimento de água em 35 bairros de Porto Alegre. Por isso, O DMLU ressalta a importância do descarte correto do lixo, com a separação consciente dos resíduos.
Outra forma de auxiliar o DMLU na limpeza da cidade é como voluntário. Pela plataforma Meu Lar De Volta, em parceria com a UFRGS, PUC e Unisinos, o DMLU mapeia pessoas que necessitam de ajuda para recuperar sua casa e voluntários para auxiliar nesta ação.