O canal de São Gonçalo, que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos em Pelotas, atingiu 2m88cm na noite deste domingo (12), o mesmo nível histórico da enchente de 1941. Ainda durante a tarde, a prefeitura emitiu um novo alerta para as regiões que margeiam o local, solicitando evacuação imediata. Conforme a prefeita Paula Mascarenhas, a estimativa é que o nível chegue a 3m30cm.
— É o momento mais crítico e estamos entrando no pico, que deve se intensificar entre segunda e quarta-feira — explica a prefeita — Chegamos ao nível de 1941 e provavelmente vai passar (do nível atual). A maré está subindo e a tendência é chegar em 3m30cm — completa.
Segundo a prefeita, estudos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apontam que o vento vai se intensificar nos próximos dias, afetando a evasão da água do canal. Apesar da elevação de mais de 40 centímetros do nível histórico, a gestora acredita que o dique da cidade sustentará a força da enchente.
A prefeitura de Pelotas conta com sete abrigos oficiais, somando aproximadamente 700 abrigados. Há um oitavo local já pronto para ser aberto. Conforme o chefe da 4ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, o número de desabrigados em toda a região Sul o Estado passa de 1,7 mil entre pessoas que saíram de suas residências e foram para a casa de parentes.
Áreas que a prefeitura de Pelotas solicitou a evacuação
- Laranjal
- Z3
- Vila da Palha
- Cruzeiro
- Recanto de Portugal
- Marina Ilha verde
- Charqueadas
- Umuharama
- Estrada do Engenho
- Lagos de São Gonçalo
- Parque Una
- Navegantes
- Ambrósio Perret
- Mário Meneghetti
- Balsa
- Fátima
- Vilage Center da Jk de Oliveira
- Doquinhas
- Quadrado
- Ceval
- Mauá
- Loteamento Osório
- Pântano
- Simões Lopes