O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul (Procergs) informou, por meio de nota, que desligou, por medida preventiva, o seu centro de dados. A ação foi adotada para preservar a estrutura sem prejuízo nos dados e equipamentos.
A decisão foi tomada após o desligamento das casas de bombas próximas da Rótula das Cuias, que fez com que a região ficasse alagada rapidamente, com o problema chegando aos bairros Cidade Baixa e Menino Deus. A nota informa, ainda, que "sistemas de operações essenciais para esse momento que estamos enfrentando, como Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública, foram preservados".
O avanço da água atingiu o quadro elétrico do prédio localizado na Avenida Loureiro da Silva, no-breaks e geradores. Não foi informado quando será possível religar o centro de dados.
A Procergs influencia no trabalho dos órgãos do Executivo estadual. O Centro é o responsável por processar diariamente milhões de transações para o bom funcionamento do Estado.
Leia a nota na íntegra
"A Procergs informa que, apesar de todos os esforços empreendidos ao longo dos últimos dias, e de todas as diversas ações tomadas no sentido de preservar o sistema elétrico e o datacenter da empresa, nas últimas horas, após o desligamento das casas de bombas próximo a Rótula das Cuias, na Capital, a água avançou rapidamente atingindo o quadro elétrico, no-breaks e geradores.
Nesse sentido, com o intuito de preservar a infraestrutura instalada, e de ter condições de retomar as atividades no menor intervalo de tempo possível, sem prejuízos dos dados e dos equipamentos, foi necessário o desligamento do datacenter.
Estamos atuando para restabelecer as condições normais com a maior brevidade possível.
Por fim, ressaltamos que sistemas de operações essenciais para esse momento que estamos enfrentando, como Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública, foram preservados."