A água começou a baixar em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, permitindo a liberação de alguns acessos à cidade. O município, que, conforme a prefeitura, chegou a ficar 100% debaixo d'água, ainda tem diversas áreas alagadas e mais de 30 mil pessoas fora de casa.
A reportagem de GZH voltou ao local nesta quarta-feira (8), dois dias após o primeiro contato com a cidade desde o início da enchente. O cenário encontrado foi diferente. Na segunda-feira (6), o acesso foi feito através de um helicóptero, que pousou em um trecho da BR-290, por estar seco. Só era possível chegar em outras partes de barco ou jet ski, e ainda assim era perigoso devido à correnteza.
Agora é possível chegar à BR-290 por um acesso emergencial, montado pelo Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT). Apenas veículos altos e autorizados podem fazer esse trajeto, com a necessidade de estarem realizando abastecimento de doações, resgates, serviço público ou auxílio aos afetados.
No final da tarde desta quarta, o acesso chegou a ser desfeito em razão da chuva, mas foi rapidamente reparado com brita. Para chegar ao local, é precisa utilizar a contramão entre a Arena do Grêmio, passando pela ponte nova do Guaíba, até o viaduto de entrada do município.
Ainda que as ruas estejam alagadas, o nível permite que caminhões, jipes e caminhonetes cheguem até alguns pontos, como na prefeitura. É lá que estão sendo descarregadas milhares de doações.
— A gente tá comemorando que já baixou mais de um metro. Mas ainda é caótica a situação, com áreas em que a água atinge seis metros. Muda pois já temos acesso à prefeitura, e estamos conseguindo receber doações para distribuir às mais de 30 mil pessoas desabrigadas na cidade — afirma o secretário de educação Gelson Antunes.
As doações serão distribuídas a partir desta quinta-feira (9) para municípios vizinhos que estão abrigando os moradores de Eldorado do Sul, como Porto Alegre, Guaíba e Mariana Pimentel.
Confira a nota da PRF na íntegra:
"Reabertura da rota precária de abastecimento para Eldorado do Sul, Guaíba, fronteira, sul e centro do Estado.
Após reforço no aterro, viaduto foi reaberto.
Veículos de emergência, serviço público e abastecimento (pequenos e grandes) passam de Porto Alegre até Guaíba e Sul do Estado.
Somente caminhões passam de Eldorado do Sul em direção ao interior pela BR 290.
Os veículos devem acessar a contramão da Freeway logo após a Arena do Grêmio e subir a ponte nova pela pista da contramão.
A volta para Porto Alegre ocorrerá mediante ajuste e escolta da PRF, somente para situações emergenciais.
Todos os tipos de veículos usados para serviço público e abastecimento da população conseguem deslocar ao sul do Estado pela BR 116 (assumindo o risco pois a rodovia foi danificada pela água).
Somente caminhões passam de Eldorado do Sul em direção ao centro e fronteira do Estado pela BR 290.
A rodovia normaliza a partir de Guaíba (BR 116) e do acesso à Charqueadas pela RS 401 (BR 290)."