A falta de chuva já começa a causar transtornos em Bagé. Na próxima semana, o município inicia o primeiro racionamento de água de 2024.
Por meio de nota, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) divulgou que o abastecimento passa a ser interrompido, em todos os bairros, durante seis horas por dia, das 23h às 5h.
Conforme o departamento, o baixo índice de chuvas e as ondas de calor intenso dos últimos meses, com temperaturas próximas de 40°C, deixaram as barragens Sanga Rasa e Piraí em níveis preocupantes. A barragem Sanga Rasa está 4m30cm abaixo do normal. Já a barragem Piraí apresentou na última medição 1m20cm abaixo do habitual.
Na próxima quinta-feira (4), uma comissão interna do departamento se reúne para decidir se, de fato, o racionamento começa na segunda-feira (8). A avaliação fica a cargo de engenheiros e técnicos, e leva em consideração a influência das precipitações mais recentes em Bagé.
O racionamento é considerado preventivo, e não definitivo. Quando definitivo, o racionamento ocorre de 12h a 18h. Para a classificação, são levados em consideração os níveis das barragens e a época do ano, considerando a estação do desabastecimento.
Em 2011, o Exército iniciou a construção de uma nova barragem, que promete acabar com o desabastecimento na cidade. Conforme o Daeb, a estimativa de conclusão pelo Exército é 2025.