O helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no centro-oeste de Minas Gerais, na terça-feira (2), foi retirado da água na tarde desta quarta (3). As informações são do portal g1.
O local onde a aeronave caiu foi isolado para os trabalhos de remoção. Além do helicóptero, a equipe de bombeiros encontrou o rotor de cauda da aeronave, que se desprendeu no momento da queda.
Durante o dia, o Corpo de Bombeiros emitiu nota informando que foi finalizada a "reflutuação e reboque da aeronave até a rampa da Marina Escarpas". E que os trabalhos ocorreram de "forma técnica, sem nenhum incidente de mergulho".
Os militares contaram com a ajuda de uma embarcação civil para levar o helicóptero até uma rampa. Lá, um guincho foi usado para retirar a aeronave da região.
O caso
Um helicóptero com quatro ocupantes caiu, na terça-feira (2), em Capitólio, centro-oeste de Minas. Um vídeo mostra a aeronave caindo no Lago de Furnas, que banha a cidade (veja abaixo). Três pessoas foram resgatadas com vida e uma morreu, segundo o Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com o g1, o homem que morreu foi identificado como Vanilton Alves Balieiro, 44 anos. Ele residia em Capitólio e teria sido convidado pelo piloto da aeronave para o voo, informou a Polícia Civil.
O corpo foi encontrado e levado para o Posto Médico-Legal, em Passos. O sepultamento aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), no Cemitério Municipal de Capitólio.
As três pessoas que ficaram feridas foram os passageiros Julia Mendonça Silva Bernardes, 22 anos, Leonardo Resende Silva Vitorino, 28 anos, e o piloto Lucas Chaves Ávila, 26 anos. Eles foram enviados para o atendimento hospitalar.
Julia Mendonça Silva Bernardes e o piloto Lucas Chaves foram levados para a Santa Casa de Piumhi. A passageira foi, posteriormente, transferida para Bom Despacho e teve alta. Chaves foi transferido para a Santa Casa de Passos, onde permanece internado na UTI.
Leonardo Resende Silva Vitorino foi levado para a Santa Casa de Passos, onde foi transferido para outra instituição de saúde em Belo Horizonte.
As equipes de resgate, mergulhadores do Corpo de Bombeiros e policiais participaram do socorro no Lago de Furnas. Segundo informações do jornal Estado de Minas, o helicóptero é um modelo EC 120 B, fabricado em 2009, para quatro passageiros.