Das 67 cidades gaúchas que reportaram estragos em razão das tempestades da terça-feira passada (16), 18 já emitiram decretos de situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil Estadual.
Os últimos documentos vieram de Cerro Branco, Colinas, Paraíso do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Apenas o decreto de Porto Alegre havia sido homologado pelo governo estadual e reconhecido pelo federal, até a noite desta terça (23).
Segundo balanço da Defesa Civil, foram diretamente afetadas 266.349 pessoas no Rio Grande do Sul — o número não inclui aquelas que ficaram sem luz, água, internet e telefonia. Duas pessoas morreram — em Porto Alegre e Cachoeirinha — e 12 se feriram em razão da tempestade.
A Defesa Civil também confirma que subiu para 934 o número de pessoas que, em uma semana, precisaram sair de casa. Dessas, 763 foram para residências de amigos e parentes e 171 para abrigos públicos — 160 delas só em Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
Energia elétrica
Mais de 2,8 mil pontos seguiam sem luz, na noite desta terça, a maioria na área da RGE. No fim da tarde, eram 2,7 mil pontos desabastecidos em cidades atendidas pela empresa, sobretudo na Região Metropolitana.
Outros 117 pontos seguiam sem o serviço na área de concessão da CEEE Equatorial, a maioria em Porto Alegre. Em entrevista na tarde desta terça-feira, o presidente Riberto Barbanera afirmou que o número é considerado como padrão de atendimento.
— Estamos neste momento em um patamar abaixo de 500 clientes desligados, que já estão sendo atendidos. E esse número está dentro do nosso plano de contingência, já é considerada uma operação dentro da normalidade — diz o presidente, que também considera a operação bem-sucedida.
A RGE alegou que os trabalhos em andamento são de grande complexidade, em razão do volume de vegetação e objetos sobre a rede elétrica.
Municípios com decreto de emergência expedido
- Agudo
- Cachoeirinha
- Cerro Branco
- Colinas
- Eldorado do Sul
- Estrela
- Gravataí
- Lagoa Bonita do Sul
- Mata
- Paraíso do Sul
- Passa Sete
- Porto Alegre*
- Restinga Seca
- Santo Antônio da Patrulha
- São Miguel das Missões
- São Vicente do Sul
- Teutônia
- Vitória das Missões
* já homologado e reconhecido