Os municípios de Gravataí, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba e Cachoeirinha enfrentam falta d’água em pontos de todos os bairros, conforme o site da Corsan. A previsão é que o abastecimento seja normalizado ao longo da manhã, enquanto a energia retorna. São mais de 1 milhão de pontos sem luz no Rio Grande do Sul — 600 mil deles na área da CEEE Equatorial.
Em Viamão, 25 bairros afetados precisarão aguardar pelo menos até o final da tarde ter a volta da água (veja lista abaixo). Em Alvorada, bairros Intersul, Jardim Alvorada, Reprise e Vila Aparecida são os afetados. Em Sapucaia do Sul são os bairros Nascer do Sol, Ipiranga e Carioca. A previsão de normalização nesses locais é até o começo da tarde.
O prefeito Sebastião Melo afirmou nesta quarta-feira (17), no Centro Integrado de Comando (Ceic), onde o gabinete de crise está reunido, que cinco das seis estações de tratamento de água de Porto Alegre ficaram sem energia na noite de terça-feira (16), em decorrência da tempestade. Onze casas de bombas enfrentam o mesmo problema. Conforme a prefeitura, 1,2 milhão de pessoas estão sem água — a Capital tem 1,3 milhão de habitantes, conforme o IBGE.