A Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra, na Campanha, confirmou que passa a adotar quatro horas diárias de racionamento de água a partir desta quarta-feira (10). A situação preocupa em razão do nível dos cinco poços artesianos que abastecem a cidade. Os reservatórios terão a distribuição suspensa das 13h às 17h, por tempo indeterminado.
O consumo de água vem sendo maior que a capacidade de produção. Sem mananciais disponíveis para captação de água, a área urbana de Hulha Negra capta exclusivamente dos poços artesianos, enquanto a zona rural recebe águas de caminhões-pipa.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, pede que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta e que o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.
Dicas da prefeitura de Hulha Negra para economizar água:
- Tome banhos mais curtos: um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água.
- Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome seis litros a cada uso.
- Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Fique atento a vazamentos: se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1,5 mil litros por mês.
- Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até cinco litros de água em apenas uma escovação.
- Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5 mil litros de água a longo prazo.
- Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
- A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: lavar a casa, quintal e calçadas, por exemplo.