Chuvas fortes assustaram moradores da zona sul do Estado na madrugada deste sábado (2). Além da forte precipitação, rajadas de vento que ultrapassaram 80 km/h e granizo também foram registradas pela Defesa Civil na região.
O município mais afetado foi Arroio Grande. De acordo com a prefeitura do município, cinco residências ficaram destelhadas. Além disso, duas árvores e dois postes de energia elétrica caíram.
O Corpo de Bombeiros de Arroio Grande relatou que em função do vento, um barco virou e acabou afundando na lagoa do distrito de Santa Isabel. Quatro pessoas caíram na água e foram resgatadas pelos agentes e pela Marinha do Brasil. O grupo era de turistas que estavam pescando na hora do incidente e nenhum ficou ferido.
De acordo com o setor regional sul da Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 81 km/h na cidade de Santa Vitória do Palmar, na praia da Barra do Chuí - extremo sul do Estado. Já em relação à chuva, as cidades com mais precipitação foram Pedro Osório (51 mm), Canguçu (40,2 mm), Pelotas (30,2 mm) e Arroio Grande (28,2 mm).
Em Rio Grande, a Defesa Civil local não registrou nenhuma ocorrência grave. De acordo com o coordenador Rudimar Machado, as principais ocorrências registradas foram de alagamentos no Balneário Cassino e centro da cidade, mas poucas horas depois da forte chuva a água foi escoada.
Lagoa dos Patos
Ainda que a chuva tenha sido forte, o nível da Lagoa dos Patos não foi tão impactado. Desde as fortes chuvas na Região Metropolitana e Norte do Estado, a Região Sul está em alerta com a possibilidade de escoamento da água desses pontos para a área, o que pode provocar enchentes e alagamentos.
Porém, a Defesa Civil não identificou alterações relevantes de sexta-feira (1º) para sábado (2). Conforme a equipe de Pelotas, o vento está no sentido Leste o que influenciou na redução do nível que está a 1,64 metros, não ultrapassando a cota de inundação. A situação se repete em Rio Grande e São José do Norte.