Falha técnica no aplicativo CNH Digital causou preocupação em condutores das categorias C, D e E na tarde desta segunda-feira (4). O prazo de vencimento do exame toxicológico, obrigatório para motoristas das categorias, foi antecipado no aplicativo.
Caminhoneiros contatados por GZH apontaram que o aplicativo CNH Digital antecipou em mais de um ano a data do vencimento do exame. Motoristas com vencimento em 2025 afirmam que a data de renovação do exame no aplicativo foi antecipada para o final de 2023, apesar de os condutores terem feito o teste neste ano.
Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os condutores das categorias C, D e E precisam realizar o exame a cada dois anos em meio para motoristas com até 69 anos, ou a cada renovação da CNH para motoristas com mais de 70 anos.
Condutores ouvidos por GZH que identificaram a alteração afirmam que contataram o Detran, que informou que no sistema da autarquia, constava a data de vencimento correta: em 2025.
O aplicativo CNH Digital é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Por meio de nota, a Senatran informou que após alertas de usuários uma falha técnica no disparo das notificações sobre o exame toxicológico via aplicativo foi identificada. Conforme a pasta, o problema foi corrigido ainda na tarde desta segunda-feira (leia nota abaixo).
Leia a nota da Senatran
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informa ter corrigido nesta segunda-feira (4), após alertas de usuários da Carteira Digital de Trânsito (CDT), uma falha técnica no disparo das notificações sobre o exame toxicológico via aplicativo. A pasta e o Serpro, empresa pública de tecnologia da informação responsável pela operacionalização da CDT, atuaram para restabelecer a comunicação de forma correta no menor tempo possível.