Menos de três meses depois de uma enxurrada provocar mortes e estragos no Vale do Taquari, chuvaradas ainda mais abrangentes causaram danos em pelo menos 133 cidades gaúchas, que sofreram interrupções de estradas, inundações, falta de luz e água e danos em residências, entre outros problemas.
Veja, no mapa abaixo, alguns dos municípios mais atingidos pelo mau tempo:
Cidades mais afetadas
Inundações atingiram regiões como Vale do Taquari, Metropolitana e Serra
Alvorada
No município da Região Metropolitana, o Rio Gravataí transbordou e deixou 25 famílias fora de casa na manhã desta segunda-feira (20).
Eldorado do Sul
O Rio Jacuí alagou ruas, avenidas e casas em Eldorado do Sul. Segundo a Defesa Civil municipal, 2,5 mil pessoas tiveram de sair de casa.
Encantado
Perto de 700 pessoas ficaram desabrigadas em razão da enchente no município do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pela cheia do rio.
Gramado
O bairro Três Pinheiros, em Gramado, começou a ser evacuado por risco de desabamentos. Dezenas de pessoas já estavam sendo deslocadas para um ginásio na manhã desta segunda (20). Duas mulheres morreram por soterramento na cidade.
Muçum
Em Muçum, um dos locais mais afetados pela enxurrada de setembro, água do Rio Taquari voltou a subir e invadiu ruas, casas, escola e empresas.
Nova Roma do Sul
A interrupção da estrada municipal que faz a ligação com Nova Pádua, por conta de um deslizamento de terra, deixou o município praticamente isolado. A chuvarada também provocou danos à agricultura.
Roca Sales
Outro município muito afetado pela cheia do Rio Taquari em setembro, voltou a ser inundado. O térreo e o primeiro andar do Hospital Roque Gonzales foram alagados, e a Emergência teve de ser fechada.
Santa Tereza
A chuva danificou residências, bloqueou acessos ao interior do município e prejudicou a agricultura. A recuperação de estradas vicinais poderá levar até seis meses. Fornecimento de água e luz foi prejudicado.
São Jerônimo
A Defesa Civil do município, na Região Carbonífera, retirou cerca de 200 famílias de casa em razão da chuva. Na manhã de segunda-feira (20), a maioria seguia em um salão de eventos da prefeitura usado como abrigo.
São Sebastião do Caí
A prefeitura sustenta que a enchente foi a pior em 148 anos. A avaliação é de que cerca de 80% da cidade ficou embaixo d'água.
Taquara
Segundo a prefeitura, 2,5 mil pessoas foram desalojadas (se deslocaram para casas de amigos ou parentes), e quatro bairros foram atingidos por inundações. O bairro Santa Maria foi um dos mais afetados.