Após paralisação por conta do mau tempo, as obras de reconstrução da ponte pênsil, que liga Torres, no Litoral Norte gaúcho, a Passo de Torres, em Santa Catarina, foram retomadas no final do mês de outubro.
Nos próximos dias, a prefeitura de Passo de Torres receberá o material pesado que será utilizado nas obras da estrutura. Cabos, madeira e escadas estão entre os itens. Segundo a empresa Montadora e Construtora Moreira, após a chegada dos materiais, a reconstrução deverá começar pelas escadas e colocação dos cabos.
A reconstrução é uma parceria entre a prefeitura de Passo de Torres e o governo do estado de Santa Catarina, e deve custar cerca de R$ 700 mil. A previsão é de conclusão até abril de 2024, mas de acordo com a construtora, há chances de a ponte ficar pronta até 20 de dezembro deste ano.
A ponte caiu no dia 20 de fevereiro de 2023. A estrutura tinha capacidade para suportar até 20 pessoas, mas estava superlotada no momento da queda.
Brian Grandi, de 20 anos, era uma das pessoas que estava sobre a estrutura quando os cabos romperam. O jovem morreu após cair no rio Mampituba. Após investigação, a Polícia Civil de Santa Catarina concluiu que a estrutura estava sem manutenção adequada. O inquérito não apontou responsabilidades na queda da ponte por conduta ou omissão.