Um barco pesqueiro que partiu de Itajaí, em Santa Catarina, está incomunicável desde 4 de novembro, quando desapareceu na costa gaúcha. A embarcação denominada Manuela Simão tinha seis tripulantes a bordo quando perdeu a comunicação com o Preps (Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueira).
A embarcação partiu em 18 de outubro e deveria ter retornado no último sábado (11). O desaparecimento foi reportado à Marinha do Brasil somente no dia 12 pela esposa de um dos tripulantes.
De acordo com o Comando do 5º Distrito Naval da Marinha, pelo menos três embarcações fazem buscas pelo Manuela Simão nas proximidades do Chuí, no litoral sul do RS, e na região ao sul do Cabo de Santa Marta, em Laguna (SC). Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) também auxilia nas buscas.
Estavam a bordo da embarcação o armador e mestre Madson Orlando Simão e os tripulantes João Maricelo Matos Santana, Rafael Matos Santana, Elizandro Rodrigues Silveira, Arildo Honorato e Edmar Marcelino Ribeiro.
O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) publicou uma nota na qual afirma esperar "que as buscas tenham êxito e que toda a tripulação e a embarcação retornem a salvo a um porto seguro".