O nível do Rio Uruguai em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, baixou mais de um metro desde sexta-feira e nesta segunda-feira (30) está em 10m74cm segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. A marca ainda está acima da cota de inundação. Na quinta-feira (26), o rio chegou aos 12m15cm, naquela que é a segunda maior inundação da cidade conforme a Defesa Civil.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Woutheres, o número de pessoas fora de casa permanece o mesmo desde sexta-feira: são 5.220 desalojados e 320 desabrigados. A orientação do órgão é para que as pessoas ainda não retornem para suas casas, já que ainda há preocupação com a possibilidade de um novo aumento nos próximos dias.
— Em São Borja, que está acima de Uruguaiana, ontem (domingo) começou a crescer o rio e vai ter um reflexo aqui, provavelmente na quarta-feira — explica.
Segundo Woutheres, a elevação em São Borja acontece devido à chuva dos últimos dias na região da cabeceira do Rio Uruguai em Santa Catarina e no Noroeste do Estado. Conforme o Serviço Geológico do Brasil, em São Borja houve elevação de 94cm do rio em 24 horas e chegou nesta segunda em 10m29cm. No município, a cota de inundação é de 9m.
A boa notícia é que em Itaqui, à montante de São Borja, o Rio Uruguai estava em 10m30cm nesta noite de segunda-feira. Durante a manhã, o nível era de 10m45cm. A tendência é que caia mais 11cm até às 11h desta terça-feira (30), segundo projeção da Defesa Civil da cidade.
Mesmo com a possibilidade de novo aumento em Uruguaiana, a Defesa Civil da cidade considera que não deve ser tão expressivo como o que ocorreu na última semana.
— Estamos com todas as equipes mobilizadas e informando para quem está fora de casa não voltar sem anuência nossa. Quem está em abrigo só vai retornar com a autorização da Defesa Civil para voltarem em segurança — aponta Woutheres.