Equipes da Defesa Civil das cidades da Fronteira Oeste mantêm o alerta por conta do nível do Rio Uruguai que segue em elevação na região. Nas últimas 24 horas, o nível chegou a aumentar cerca de 30 centímetros nas medições realizadas em Itaqui e Uruguaiana. A tendência, até a noite desta sexta-feira (13) é elevação constante.
Em Itaqui, às 8h15min, o nível chegou a 9m81cm. A cota de inundação é de 8m30cm. Até a noite, o rio deve alcançar 9m96cm, conforme a Defesa Civil Municipal, ainda como impacto da chuva em Santa Catarina. Na cidade, são 169 pessoas atingidas diretamente pela cheia.
Em Uruguaiana, a régua marcava 9m25cm onde a cota de inundação é de 8m50cm. Segundo o coordenador da Defesa Civil Paulo Rosa Woutheres, a preocupação é com uma segunda elevação que pode ocorrer nos próximos dias, em um rio que já está cheio.
— A gente não tem como dizer até quando sobe. A chuva em Santa Catarina estão chegando e vão elevar o nível. É a primeira onda que está chegando aqui. Provavelmente vem uma segunda onda que vai bater em quatro ou cinco dias — explicou Paulo.
Na cidade, até a quinta-feira (12) eram cerca de 50 pessoas afetadas. Durante o dia, mais famílias serão removidas de suas casas.
Já em São Borja, o rio apresenta uma tendência de queda, mas ainda com 11m89cm, acima da cota de inundação que é de 9 metros.
— A orientação é que as pessoas aguardem até estabilizar as chuvas, para não voltarem e depois saírem de novo — disse Moacir Tiecher, da Defesa Civil municipal.
São Borja tem um total de 226 pessoas afetadas