O Rio Uruguai continua subindo. Mais 50 famílias tiveram que deixar suas casas em Itaqui, na Fronteira Oeste, nesta segunda-feira (23). De acordo com a Defesa Civil, 52 pessoas estão desabrigadas e 687 desalojadas, totalizando 739 afetados.
No domingo, o total era de 689. O nível do rio subiu 32 centímetros; hoje ele está marcando 12 metros, sendo 3m70cm acima da cota de inundação.
Segundo o coordenador da Defesa Civil da região, Capitão Luís Sandro de Souza Martins, a tendência é que o rio continue subindo até amanhã em Itaqui e Uruguaiana, onde há 839 pessoas afetadas, entre desabrigados e desalojados. O rio também teve elevação na cidade nas últimas horas e agora marca 11m05cm, quando a cota de inundação é 8m50cm.
Já em São Borja, 659 pessoas estão fora de casa. No município, o rio diminuiu 10 centímetros nas últimas horas, mas continua acima da cota de inundação, marcando 14m15cm.
— Estabilizou em São Borja e está em declínio. Nos outros dois municípios existe a possibilidade de subir mais um pouco até terça-feira — explica Luís Sandro.
A Defesa Civil continua atuando com remoções de famílias e recomenda que a população que vive em áreas afetadas pelas inundações entre em contato com o órgão com antecedência para que as remoções ocorram em segurança.