O prefeito Jonas Calvi, de Encantado, no Vale do Taquari, classificou as enchentes que atingiram a cidade como "uma das maiores tragédias que o município já viveu. As declarações foram feitas durante entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, na noite desta terça-feira (5).
Desde segunda-feira (4), centenas de famílias dos municípios da região do Vale do Taquari se abrigaram em sótãos, varandas e telhados de suas casas para fugir das enxurradas decorrentes do temporal que atingiu o RS no começo desta semana. Essa é a região mais afetada do Estado até o momento em razão da grande cheia do Rio Taquari.
Encantado ficou com diversos pontos submersos. Fotografias e vídeos mostram alagamento na área central da cidade, onde a água quase alcança a altura superior de portas e janelas. Como consequência dessa cheia, de acordo com o prefeito, há ainda mais de 1 mil pessoas fora de suas residências.
— Nós estamos presenciando uma das maiores tragédias que o município de Encantado já viveu. Nós temos mais de 1 mil pessoas fora de suas residências. Só agora está retornando o sinal de celular e a energia elétrica em alguns pontos da cidade. Quanto mais passa o tempo, mais a gente consegue perceber o estrago (das enchentes e da chuva) no município — afirmou o prefeito durante entrevista à rádio.
O gestor municipal continuou dizendo que o nível das águas subiu rapidamente, impossibilitando a remoção de diversas famílias de suas residências.
— Os relatos que nós fomos pegando das pessoas (quando a água começou a subir) era de uma total impotência. Ali só conseguimos tranquilizar as pessoas. E as pessoas estavam relatando que já estavam no segundo andar da casa, no segundo piso, em cima da mesa, daqui a pouco com a água perto do pescoço, com crianças. Foi uma impotência incalculável — lamentou Calvi.
O prefeito ainda assinala que depois das 2h da manhã, quando a água parou de subir e começou a baixar, foi o momento que foi possível analisar o cenário e calcular os estragos da enxurrada.
— Quanto mais a água vai baixando, mais a gente vai percebendo o estrago que ela vai deixando — disse.
Oficialmente, ainda não há dados de óbitos em Encantado. Segundo Calvi, os dados de desaparecidos e mortos ainda estão sendo analisados e em devem ser divulgados mais adiante.