"Bem-vindos a Muçum, Princesa das Pontes” diz a pintura gravada no pórtico de entrada de Muçum, que ilustra também o brasão da cidade com a Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha. A enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul e deixou 48 mortes também destruiu parte da ponte que liga o município a Roca Sales - e, por consequência, estragou a inscrição original.
Neste domingo (17), a Brigada Militar iniciou a revitalização da arte no muro que dá boas-vindas à cidade, com a ajuda de Maurício Tadeu Cardoso Telier.
— É um campo de guerra, é muito emocionante ver as pessoas nessa situação. A gente fica triste, mas é o mínimo que posso fazer. Me sinto honrado por fazer esse serviço — relata o primeiro-tenente da Brigada Militar. Ele atua em Ijuí, no Colégio Tiradentes, e ficou conhecido como “pintor dos quartéis” por unir o trabalho artístico à carreira militar.
Os trabalhos devem ser concluídos ainda nesta semana. O objetivo é trazer de volta as cores vivas e traços fortes à pintura, para resgatar o sentimento de pertencimento dos habitantes, em um momento dramático para diversas famílias.
— Essa pintura é um ícone da cidade, um símbolo que nos traz cor e alegria. A população está sentida pela perda de parte da ponte, isso dói muito em todo mundo. A ação tem esse aspecto de recuperação da autoestima das pessoas, precisamos disso, querendo ou não — diz Mateus Trojan (MDB), prefeito de Muçum.
Símbolo de Muçum, Princesa das Pontes
A Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha é a mais conhecida atração turística de Muçum, sendo que é o motivo do apelido “Princesa das Pontes”. Parte da ponte inaugurada em 1963 sobre o Rio Taquari, com 289 metros de extensão, foi levada pela chuva. Isso afetou não somente o acesso à cidade, mas também comprometeu o principal cartão-postal do município.
— É uma intervenção que busca mostrar aos habitantes que a cidade está se reerguendo em meio a essa tragédia. A ideia é que as pessoas olhem para esse símbolo e vejam toda a força que a comunidade de Muçum tem. Também é uma forma de agradecer a todos os voluntários que estão ajudando na reconstrução e dar conforto às pessoas — explica o comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, major Rodrigo Alves Kunzler.
A ponte está presente no brasão do município, retratado no muro que está sendo revitalizado. A arte traz um escudo com o azul das águas do Rio Taquari, com a ponte em dourado ao meio. Nas laterais estão representados ramos de soja, um dos principais produtos agrícolas de Muçum.