A recomposição do acervo das bibliotecas destruídas pela enchente no Vale do Taquari está entre as prioridades da Secretaria Estadual da Cultura. As doações individuais, de poucos exemplares, podem ser feitas em qualquer dos pontos de coleta de alimentos e roupas.
Para maiores quantidades, a recomendação da secretária Beatriz Araújo é que sejam feitas na Biblioteca Pública do Estado, no Instituto Estadual do Livro ou nas bibliotecas Erico Verissimo e Lucília Minssen, da Casa de Cultura Mario Quintana, Leopoldo Boeck e Romano Reif. Em Caxias do Sul, as doações podem ser feitas na sede do Instituto Quindim, parceiro da iniciativa.
A editora Pradense, que encerrou suas atividades, já fez uma doação de 30 mil livros de seu acervo. Por meio do Instituto Estadual do Livro e do Sistema Estadual de Bibliotecas, a Sedac também está em busca de parcerias institucionais, que estão sendo firmadas para reabrir espaços de leitura.
- Os livros são instrumentos muito potentes para o desenvolvimento humano. Para as redes escolares, e em especial para o público infanto-juvenil, são companheiros imprescindíveis que alargam os horizontes nos processos de aprendizagem - diz a secretária da Cultura.
Confira o endereço para a entrega de livros em bom estado de conservação:
- Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 - Centro Histórico, Porto Alegre)
- Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318 - Independência, Porto Alegre).
- Bibliotecas Erico Verissimo e Lucília Minssen da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre).
- Biblioteca Estadual Leopoldo Boeck (Rua República do Peru, 398 - Jardim Itu, Porto Alegre).
- Biblioteca Estadual Romano Reif (Largo da Bandeira, 64 - Passo d'Areia, Porto Alegre).
- Instituto Quindim (Rua Sinimbu, 1670, 6º andar - Centro, Caxias do Sul)