Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (12), o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Luciano Chaves Boeira, falou sobre sistemas de alerta e prevenção contra eventos climáticos perigosos e a preparação com a previsão de novos temporais no Rio Grande do Sul.
De acordo com Boeira, será uma semana de chuva intensa, possibilidade de granizo, além de ventos fortes em algumas regiões do RS. Contudo, o coordenador da Defesa Civil ressaltou que é baixa a possibilidade dos estragos serem semelhantes aos da semana passada.
— Os acumulados semanais de chuva podem chegar a 250mm em alguns lugares. A Defesa Civil está atenta para possíveis estragos que esses eventos possam vir a causar, mas não será nada parecido com o que tivemos na semana passada — completou.
O coronel destacou ainda que, para o primeiro semestre de 2024, serão licitadas novas tecnologias de previsão do tempo para o Estado. Entretanto, ele lamentou a baixa adesão dos cidadãos gaúchos aos alertas disponibilizados pela Defesa Civil.
— Hoje, infelizmente, o percentual de pessoas cadastradas para receber alertas da Defesa Civil, que são veiculados por SMS, é muito baixo. O índice gira em torno de 7%. Vamos investir em tecnologia e revisar processos para que a informação chegue com maior precisão aos municípios — apontou.
O cadastro pode ser realizado de forma gratuita enviando seu CEP, sem hífens ou pontos, por meio do sms 40199. Assim, o usuário receberá alertas da Defesa Civil gratuitamente. É possível ainda cadastrar mais de um CEP.
— Em breve, teremos uma tecnologia que permitirá ao cidadão receber alertas independentemente de possuir cadastro ou não — completou Boeira.