A morte de Calebe Rorato Schmidt, de sete anos, foi um acidente. É o que concluiu a Polícia Civil no inquérito sobre o caso. O menino foi atingido por um poste na tarde do dia 22 de julho durante um retiro religioso no município de Colinas, no Vale do Taquari.
De acordo com o delegado Humberto Messa Roherig, titular da delegacia de Estrela, o acidente aconteceu após Calebe se pendurar em um poste de madeira da quadra de areia em que brincava com amigos no Centro de Eventos Elisama. A estrutura aparentava estar em boas condições externamente, mas estava apodrecida por dentro. Com o peso, o poste quebrou e atingiu Calebe, que não resistiu aos ferimentos. A investigação ouviu testemunhas, analisou fotos do local e foi concluída sem responsabilizações.
Calebe participava de um retiro para crianças do Ministério Batista Cristo é Vida. Após o acidente, ele chegou a ser levado para o Hospital de Estrela, e morreu no mesmo dia.
Schmidt era filho de um pastor da igreja e tinha quatro irmãos. Ele foi sepultado no dia 23 de julho, no Jardim da Memória, em Novo Hamburgo, cidade onde residia.