O Corpo de Bombeiros foi acionado em diversos municípios do Litoral Norte, na tarde desta quinta-feira (10), por conta de relatos sobre um forte barulho, semelhante a uma explosão, que teria se propagado em diferentes pontos da região.
Somente na cidade de Capão da Canoa, foram atendidas sete ocorrências com a mesma descrição a respeito do forte ruído.
— Foram sete chamados em locais distintos da cidade, dando conta de estrondos ouvidos pela população. Deslocamos unidade para verificação e ação preventiva. Em nenhum dos casos verificou-se fato compatível a uma explosão ou algo que requeresse a atuação dos bombeiros — apontou o sargento Rodrigo Carvalho, chefe de unidade no Corpo de Bombeiros em Capão.
Relatos parecidos também foram feitos em Osório, Xangri-lá, Arroio do Sal, Atlântida e Atlântida Sul. Em setembro do ano passado, fato semelhante provocou reações e inúmeros chamados de emergência em municípios do Litoral Norte e da Região Metropolitana.
— Em parte destes chamados, as pessoas também relataram o avistamento de aeronaves militares, o que nos leva a presumir que pode ter sido o efeito do voo de caças da Força Aérea, mas não temos esta confirmação — explicou o capitão Fernando Goulart, comandante da 2ª Cia do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
A reportagem solicitou informações à Aeronáutica, por meio do canal de atendimento à imprensa do 5º Comando Aéreo Regional, mas, até a publicação desta reportagem, não havia obtido resposta.
— Para atendermos estes chamados, enviamos unidade de combate a incêndios e acidentes, com caminhão-tanque, motosserra, desencarcerador, equipamento de oxigênio. Trata-se do deslocamento de recurso importante, que eventualmente poderia não ser mobilizado, caso se confirme que o barulho era proveniente da passagem dos aviões. Um aviso prévio, a exemplo do que fazem os bombeiros militares do Estado, bastaria para evitar transtornos e tranquilizar nossa comunidade — analisou o comandante dos Bombeiros.