O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) abriu uma representação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra a CEEE Equatorial. O anúncio da medida foi feito durante reunião, na manhã desta terça-feira (25), com representantes de municípios gaúchos atingidos pelos últimos ciclones. Parte das cidades ainda não teve o fornecimento de luz normalizado.
O encontro virtual teve a participação do diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão. Segundo o parlamentar, a petição tem como objetivo principal exigir o pronto restabelecimento da energia elétrica em áreas da zona sul do Estado que foram atingidas pela passagem de um ciclone extratropical entre os dias 11 e 13 de julho. Adão relatou que a CEEE Equatorial ainda não respondeu ao ofício protocolado por ele na última quarta-feira (19).
— Nada justifica, 13 dias após o ciclone, ainda ter município sem luz. Então eu fiz uma representação junto Aneel e também vamos ao Ministério Público fazer essa cobrança, porque é um absurdo as pessoas ainda estarem sofrendo por conta da má entrega desse serviço — diz o deputado.
Pretto Filho aguarda o retorno da Aneel para, então, solicitar uma agenda presencial. Integrante da bancada de oposição ao governo Eduardo Leite (PSDB) e crítico à concessão da antiga Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ao Grupo Equatorial Energia, Adão Pretto Filho revelou estar discutindo com outros parlamentares da Assembleia Legislativa a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relacionada ao fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
Encontro virtual
A reunião virtual realizada nesta terça reuniu cerca de 30 representantes municipais, entre prefeitos, servidores e membros das defesas civis, e o subchefe da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Chaves Boeira. Durante pouco mais de uma hora, foram tiradas dúvidas e discutidas formas de superar as etapas burocráticas a fim de que as cidades prejudicadas pelo mau tempo possam acessar recursos disponibilizados pelo governo federal.
Um encontro técnico deve acontecer nos próximos dias entre servidores da União e das prefeituras para alinhamento dos próximos passos.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou medida provisória para distribuição de R$ 280 milhões aos Estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O crédito extraordinário busca auxiliar regiões bastante prejudicadas pelas chuvas recentes.