O prédio que desabou na manhã desta sexta-feira (7) na região metropolitana do Recife, no Pernambuco, deixou oito mortos e cinco desaparecidos, segundo a Defesa Civil do município de Paulista.
As vítimas são um homem de 45 anos, uma mulher de 43, três jovens de 21, 18 e 16 anos, uma adolescente de 12 anos e duas crianças de oito e cinco anos. Três pessoas foram retiradas do local com vida, outras quatro foram localizadas vivas fora do local.
Ainda segundo o órgão, o primeiro pedido de socorro foi feito às 6h35min, logo após o desabamento do prédio. Ao Estadão, o coronel do Corpo de Bombeiros responsável pela operação afirmou que há cerca de 90 pessoas envolvidas no resgate. São 50 bombeiros e 40 voluntários da Defesa Civil, além de moradores do entorno.
O prédio de 38 anos já havia sido condenado pela Defesa Civil do município. O prédio era composto por dois blocos. Um desabou totalmente, e outro, parcialmente.
A construção havia sido interditada pela primeira vez em 2010 por apresentar problemas estruturais. Em 2012, grande parte dos apartamentos voltou a ser ocupado. Em 2018, houve nova interdição, mas outra vez as unidades foram ocupadas.
A previsão é de chuva no litoral do Pernambuco ao longo de todo o fim de semana, o que pode dificultar a operação de resgate.