Moradores de áreas dos municípios de Morro Redondo e Capão do Leão, na região sul do Estado, podem completar 12 dias sem energia elétrica neste domingo (23). No sábado (22), quando a comunidade bloqueou um trecho da BR-293, alguns pontos que estavam sem luz tiveram a energia restabelecida, mas os serviços não foram concluídos por completo.
Na ocasião, os moradores cessaram a manifestação e liberaram a via após firmarem um acordo com a CEEE Equatorial, que teria prometido restabelecer integralmente a energia até as 12h deste domingo. Contudo, de acordo com a comunidade, isso não aconteceu.
Conforme a costureira Camila Neves, que mora na localidade de Capela da Buena, uma equipe da concessionária chegou a trabalhar na região neste domingo, mas foi embora por volta das 11h. A moradora afirma que a CEEE Equatorial não havia voltado ao local até o final da tarde, apesar de ter prometido retornar para finalizar os consertos pendentes.
Com o conserto realizado neste domingo, mais uma área teve a energia restabelecida, mas ainda há pontos desabastecidos, completando 12 dias às escuras. Entre os locais mais afetados está o distrito Açoita Cavalo, próximo de Capela da Buena, na região entre Capão do Leão e Morro Redondo. A localidade abriga produtores rurais que correm o risco de perder toda a produção em razão da duradoura falta de energia.
- Hoje não protestamos porque tínhamos um acordo (de esperar o restabelecimento até as 12h de domingo). Cumprimos a nossa parte, porém eles não cumpriram a deles. Se não voltar, amanhã vamos todos até a CEEE Equatorial de Pelotas para protestar - diz Camila Neves, que é filha de produtores rurais.
O que diz a CEEE Equatorial
Contatada pela reportagem, a CEEE Equatorial informou que está trabalhando na região e que a expectativa é normalizar o fornecimento de energia elétrica ainda neste domingo. Por volta das 20h, conforme informado pela assessoria da empresa, três pontos já estavam sendo atendidos por equipes de manutenção, enquanto outros dois aguardavam na fila de atendimento.
A falta de luz na região iniciou após a passagem de um ciclone extratropical pelo Estado, em 13 de julho.